FITNESS

FLACIDEZ

flacidez_01Sem dúvida, a flacidez  é um dos pesadelos mais frequentes das mulheres e também de alguns homens.

A partir dos 30 anos já se nota mais frequentemente, e existem vários fatores que aceleram a aparição da flacidez até em pessoas mais jovens. As partes do corpo mais suscetíveis são os braços, as pernas, o pescoço, as pálpebras e o entorno dos lábios.

A flacidez é, basicamente, a falta de movimentos ou exercícios no músculo, o que provoca um deficit na tensão. Também pode ocorrer a flacidez do tecido epidérmico, que é mais simples de tratar porque com alguns exercícios específicos se reverte a situação. Não obstante, é preciso saber que a elasticidade da pele e sua recuperação é um processo árduo, longo, e que não depende somente dos movimentos realizados.

Veja abaixo algumas recomendações adicionais:

:. Evite dietas emagrecedoras extremamente drásticas, porque fazem desaparecer a gordura que sustenta a pele.

:. Evite a exposição excessiva ao sol, porque se formam radicais livres que debilitam as fibras da derme.

:. Se você fuma, PARE!

:. Mantenha uma alimentação saudável, evitando as gorduras ruins e comendo mais fibras.

:. Siga uma rotina de exercícios aeróbicos ao menos três vezes por semana e uma hora cada sessão, além de complementar, duas vezes por semana, com a  prática de natação, caminhada, bicicleta, ou trekking.

:. Beba muita água.


flacidezExercícios para eliminar flacidez dos braços: 

Essa quantidade de pele que parece estar sobrando nos braços pode ser enrijecida e eliminada com exercícios. Muitos deles podem ser feitos em casa.

:. Realize flexões no chão, de forma o único ponto de apoio  e de manutenção do peso do corpo seja os braços. A forma de fazer flexões pode variar muito, sendo  mais comum deitar-se no chão e levantar todo o corpo usando os braços. Se nunca o fez antes, junte os  joelhos  e apoia no chão, assim terá maior estabilidade, fará menos esforço e suas costas sofrerão menos.

:. Encha uma garrafa  de água ou refrigerante com pedras, areia, água ou o que possa gerar peso. Se puder, compre os pesos  em uma loja de produtos para ginástica. Em pé, separe um pouco as pernas e segure o peso com a mão esquerda, levante a mão até  que fique reta em cima da cabeça, e com a mão direita segure o cotovelo. Levante e abaixe  o peso  por detrás da nuca. Repita dez vezes, esticando bem o braço e sem tocar a cabeça. Mude de lado  e realize duas séries de dez com cada mão.

:. Em pé e com as pernas abertas na largura  do quadril,  pegue uma bola de borracha e coloque  entre a mão direita e a lateral da perna desse lado.Realize certas pressões com ritmo, apertando a bola com a palma da mão e contra a perna. Repita 20 vezes e mude de lado.


Exercícios para eliminar a flacidez nas pernas

São aqueles que, por regra geral, permitem também emagrecer, pelo qual podem demorar um pouco mais para ” fazer efeito” que os realizados para os braços ou outra parte do corpo. Por exemplo, ande de bicicleta, suba pelas escadas em vez de utilizar o elevador, pule corda, caminhe de forma rápida  ou corra moderadamente. Repita ao menos quatro vezes por semana, uma hora por dia.

Outra forma boa de endurecer as pernas e as coxas é fazer exercícios  como fosse sentar. Encoste em uma parede e abaixe e suba flexionando os joelhos. Também pode ser feito com pesos  nas mãos. Ambas as formas devem ser realizadas em séries de 12 repetições.


Uma atividade que mexe com o corpo todo e muito benéfica tanto para o emagrecimento quanto para o condicionamento físico e enrijecimento dos músculos, é Pilates. Para essa modalidade, o ideal é procurar uma academia com orientação para seu treino.


Adaptado de Melhor com Saúde

Estilo 40
Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2014 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.

Deixe um recado