FITNESS

PEQUENAS MUDANÇAS

caminhandoJá falamos aqui que a prática de exercício físico é bastante importante – não só no processo de emagrecimento, mas também para a saúde de forma ampla, de modo que todo mundo deve praticar alguma atividade, pelo menos três vezes por semana.

Mas se você está começando sua reeducação alimentar, não imponha a si mesmo medidas excepcionais de esforço: comece com pequenas mudanças. Primeiro porque a força de vontade necessária para a dieta, já demanda bastante energia; segundo porque ao começar a emagrecer, ficamos mais cansados; e terceiro porque o sobrepeso nos coloca em condição física muito pesada, e movimento repentino de esforço pode ser perigoso para o coração. Além disso, a maioria tem dificuldades emocionais em relação à exposição do corpo e forçar-se a frequentar uma academia quando ainda estamos bastante desconfortáveis na própria pele, pode ser mais desanimador do que benéfico.

Assim, consulte seu médico e faça os exames regulares, principalmente cardíacos, antes de iniciar qualquer atividade, e comece com pequenas alterações de hábito: se você mora em edifícios, desça dois andares abaixo do seu (depois três, quatro, etc.) e suba de escadas até seu apartamento – o mesmo vale para o local de trabalho. Se você utiliza transporte público, como ônibus, trem ou metrô para se locomover, exceto se estiver atrasado, desça uma ou duas estações antes da sua e ande a pé sempre que possível – para ir a pequenas compras ao redor da sua casa, para visitar um amigo nas redondezas.

Andar de bicicleta também é bastante produtivo e se você tem cachorro, aumente um passeio a mais com esse seu amigo – eles adoram saidinhas extras e está provado que quem tem um cão se movimenta mais – especialistas bem humorados recomendam: “Se você procura a última palavra em equipamentos de exercícios domésticos, considere algo com quatro pernas e um rabo que balança.” Já se você mora em local que tenha uma piscina infantil, pode começar andando dentro dela por vinte minutos diários, aumentando gradativamente – isso ativa a circulação, e a água diminui o impacto do sobrepeso sobre seus joelhos e pés, além de refrescar o corpo todo. E escolha horários em que a temperatura seja mais amena – como o início da manhã ou o fim da tarde.


Conhece a Zumba?

Estilo 40
Últimos posts por Estilo 40 (exibir todos)

Estilo 40

Estilo 40

Perfil Digital remanescente da Revista Estilo 40, coordenada por Débora Böttcher Lessa, de 2014 a 2020: os artigos garimpados durante esse período, referentes a assuntos para mulheres de 40 ou mais - e para as que chegarão lá -, foram transportados para esse espaço, que é uma junção da Revista e do site Babel Cultural.

Deixe um recado